Pages

domingo, 30 de outubro de 2011

Cintura Fina - Parte I


A cintura marcada está de volta ao foco central da moda, pois é comum vermos nas vitrines, revistas, sites de moda e nas ruas, garotas com calças, mas principalmente saias e vestidos com a cintura bem evidenciada e muitas vezes arrematada por um delicado cinto com fivelas douradas ou lacinhos. A cintura marcada, além de deixar a produção mais feminina, dá um ar mais elegante.
Numa breve retrospectiva poderemos perceber as mudanças pelas quais a moda foi passando até os dias de hoje. Só para você perceber que quando falamos em moda tudo vai e volta. As referências  sempre são uma viagem no passado.
Iremos ver que as roupas femininas que evidenciavam o busto, os quadris e a cintura fazem  parte do guarda-roupa feminina desde a metade do século XIV.  Nesta época era comum o uso de corselets para afinar a cintura. Sempre muito delicados, eram feitos com tecidos sofisticados, com muitos laços e fitas.
A mulher era vista como bibelô. Usava sapatos menores que seus pés e espartilho tão apertados que muitas vezes nem conseguia respirar. Tudo em nome de uma silhueta em S: cintura fina e quadril largo .

A partir da Primeira Guerra Mundial, a moda começou a mudar. Em busca de uma praticidade os cabelos foram cortados, os vestidos enormes, com corselets apertadíssimos foram substituídos por saias e vestidos na altura do tornozelo, menos volumosos, com cintura mais livre e baixa.

Uma figura muito importante do pós-guerra foi a estilista Gabrielle Chanel que revolucionou a moda da época. Coco Chanel, como era conhecida, propôs às mulheres roupas com cortes mais geométricos e simplificados. Destaques para o pretinho básico e corte curto de cabelo.

Na segunda Guerra, enquanto os homens foram para as frentes de batalha as mulheres foram obrigadas a trabalharem nas fábricas na produção de armamentos, munições, roupas e alimentos.  E isto exigia que elas fossem ágeis e os calçados e as roupas tinham que ser ainda mais práticas.
E este foi o início do ingresso da mulher no mercado de trabalho. Mesmo com o fim da guerra, as mulheres continuaram a trabalhar fora e isto refletiu na maneira de se vestir. O visual se tornou mais masculino com o uso de tailleurs com ombreiras.











Mas, em 1947, o estilista Christian Dior lança sua coleção com peças muito femininas e sem economia de tecido, afinal a guerra havia acabado. Este estilo foi chamado de “New Look” e marcou a década de 50, onde as mulheres voltavam a usar saias rodadas com cintura bem marcada, sapatos de salto, pérolas e bolsinhas delicadas. Um look bem feminino e delicado!

 Um look bem parecido com os vistos atualmente nas lojas, revistas e nas ruas. 

0 comentários:

Postar um comentário