Pages

domingo, 30 de outubro de 2011

Cintura fina II Parte

Anos 60

 A cintura evidenciada, também era uma característica das roupas femininas da década de 60 à 80. Porém, à partir dos anos 60, que foi um período de grandes mudanças no comportamento da sociedade, algumas novidades começaram a surgir. Entre elas, as roupas mais soltas no estilo trapézio e a famosa mini-saia da estilista britânica Mary Quant.











                                    


A mini-saia pode ser considerada a peça mais importante desta época e se tornou um símbolo da juventude rebelde da época.








Anos 70
Nos anos 70 a moda foi bastante influenciada pelo movimento hippie e as roupas foram ficando mais coloridas, soltas, amplas e longas. Mas a cinturinha ainda era destaque.
Uma versão atual desta época, que aliás está com tudo, seria algo assim:

Anos 80
Nos anos 80, a cintura ainda era marcada e bem alta. Na verdade, nos anos 80 tudo tinha um certo exagero. Parecia que  tudo era permitido e cada um fazia a sua moda.



                               

Anos 90
Nos anos 90, as coisas começam a mudar. A influência maior na moda, não vem mais das passarela para as ruas e sim das ruas para a passarela e um dos estilos mais marcantes desta época é o Grunge
O Grunge, era um estilo totalmente despojado que se caracterizava pelo uso de peças bem largas, caídos e por vezes rasgados.

Como as calças eram usadas mais larguinhas e caidas, a cintura já não era mais o foco e sim o quadril.


 Aparece então, com força total as calças de cós baixo ou saint tropez, que já eram usadas nos anos 60/70  mas, reinaram mesmo nos anos 90 e até bem pouco tempo atrás.
E esta influência fez com que o cós de saias, vestidos, shorts, entre outros, caissem também. Ter uma cinturinha fina já não era tão importante.
E foi assim, até bem pouco tempo atrás. A aceitação das peças de cós baixo foi tão grande que até hoje algumas garotas ainda relutam em usar roupas de cós alto, que são as peças que estão "super" na moda.


*Obs. Lembramos que o objetivo deste texto não é fazer uma descrição de todas as tendências e estilos usados nas épocas citadas, apenas destaca e faz uma relação entre o que se usava em determinada época e o tema em questão.




0 comentários:

Postar um comentário